terça-feira, fevereiro 27

Parece que afinal o filme lá deu resultado...

... e uma destas "aves raras" lá voltou! Agora só falta a outra...

No entanto, o regresso desta ave vai-nos obrigar a tomar medidas drásticas e apagar a sua crónica, de forma a sermos coerentes com aquilo que estabelecemos! Desculpa lá André... acredita que nos vai custar...

É este mesmo o espirito malta!!!

Crónica de um adepto de bancada - CDUP Vs Cascais

De forma a esclarecer possíveis mal entendidos, gostaríamos apenas de informar que a “Crónica de um Adepto de Bancada” referente ao jogo do CDUP da 8ª jornada do CN, ficará por fazer! Assim, e evitando futuras especulações, relembramos que os pressupostos que definimos para a escolha dos autores destas crónicas passam por serem feitas por pessoas que (1) façam parte da "Famila Cascais" (ex-jogadores, treinadores, adeptos, entre outros), e (2) que não se encontrem actualmente ligadas à equipa de forma directa, estando por isso excluídos actuais dirigentes, treinadores e jogadores. Assim, e uma vez que no caso do jogo do Porto não se reuniram as condições necessárias para a elaboração da crónica, esta não será feita.

Abraço a todos!

domingo, fevereiro 25

CDUP Vs Cascais - 8ª Jornada CN Divisão de Honra

Resultado: 51 - 0
Sábado - 24/02/2007 - 15 horas

Homem do Jogo: João Ulrich
Melhor Placagem: Muri
Vilão do Jogo: Álvaro

Pelo Cascais jogaram:

1 - Pedro Leitão (cap.)
2 - Badocha
3 - Álvaro
4 - Bernardo Marques
5 - João Heleno
6 - Franco
7 - Muri
8 - Pêpê
9 - Zé Guerra
10 - Maxi
11 - João Ulrich
12 - Henrique Mesquita
13 - Garvão
14 - Vasco d'Orey
15 - Bobo

Também jogaram:
Amândio
Faneca
Bustorff
Vasco Jonet
David
Xuxu
Manuel Arrobas

Crónicas de um adepto de bancada, por João Jonet...

Como devem calcular esta é uma crónica com um valor incalculável, já que amadureceu em cascos de carvalho, e como tal assume contornos de relíquia histórica! Foi com enorme prazer que assisti ao clássico do rugby entre o Cascais e o Benfica, e não fosse o facto de termos dado uma parte de avanço toda a nação verde estaria agora rejubilante. Pondo de parte os comentários jocosos foi com grande alegria que constatei a enorme progressão no nivel de jogo apresentado pela equipe do cascais. Não querendo ser muito exaustivo nas apreciações técnicas ao jogo, já que considero absolutamente habilitadas as pessoas que comandam os destinos do grupo, gostaria de apelar para uma coisa que eu sei que existe mas que deve aumentar proporcionalmente aos melhoramentos do nível de jogo, que se chama espirito de equipa. Por último, e não querendo parecer um velho do restelo já que constatei o enorme potencial para se atingirem, a médio prazo grandes resultados, gostaria de lhes dar, aquele que considero o segredo para a obtenção de todo o sucesso da nossa geração, e ele foi: Um enorme respeito por todas as pessoas que constituiam a equipa, o que não nos permitia defraudar os nossos companheiros (não faltando a treinos nem a jogos qualquer que fosse o motivo, mesmo que individualmente nos parecesse importante) e ainda uma enorme paixão pelo melhor desporto do mundo. Um grande bem Haja e muitos parabéns (para o vosso Programa, ahah) a todos aqueles que têm estado envolvidos no ressurgimento desta grande modalidade que é o Rugby do Cascais!

João Jonet

quinta-feira, fevereiro 22

Próxima entrevista CascalheiraRugby

É com enorme prazer que anunciamos em 1ª mão aquele que será o nosso próximo entrevistado! Para além de muitas outras particularidades, o nosso "convidado" é detentor de uma, sem dúvida exclusiva ao próprio: esteve presente em TODOS os titulos ganhos pelo Cascais, até à data! Seu nome: Manuel Carvalho!

Nesta entrevista, abrimos as portas a todos aqueles que pretendam colocar alguma pergunta ao Carvalho, bastanto para tal deixá-la na caixa de comentários deste mesmo post. Depois de lidas e seleccionadas, serão incluidas na entrevista!




A não perder...

Novo blog de rugby: rugbyguês.blogspot.com


O Miguel Carmo tem estado em grande neste mundo blogosférico, e depois dos blogs que criou para as várias camadas jovens do rugby do Cascais, avançou com mais um "projecto" bastante interessante: O Rugbyguês.

No que diz respeito ao seu conteúdo, nada melhor do que pegar nas palavras do próprio "Este blog pretender facilitar a comunicação entre pais e filhos, e divulgar a modalidade, as suas regras e termos técnicos".

Com entrada directa para os nossos links do Mundo do Rugby!

quarta-feira, fevereiro 21

8ª Jornada do campeonato nacional - CDUP x Cascais

Próximo fim de semana, o Cascais desloca-se ao Porto para o primeiro jogo a contar para a segunda volta do campeonato nacional, Divisão de Honra 2006-2007.

terça-feira, fevereiro 20

Há videos que merecem passar por aqui primeiro...

Este é mais um video retirado do baú do General Durão!

segunda-feira, fevereiro 19

Crónicas de um adepto de bancada, por Alfredo Mendes de Almeida...



Agronomia Vs Cascais (Tapada da Ajuda dia 17 de Fevereiro 2007)


Gostaria de agradecer o convite para fazer esta cronica.

Vou começar por fazer um pequeno resumo do jogo:

Começámos o jogo de uma boa forma, a batermo-nos de igual para igual com a Agronomia, defendendo de uma forma agressiva, anulando assim a equipa adversária. É importante referir que teriamos chegado ao intervalo praticamente empatados, se não fosse um deslize do Cascais, em que após uma recepção de um pontapé da Agronomia decidimos arriscar na nossa linha de 22, perdendo a bola de uma forma um pouco infantil.

No entanto, nesta primeira parte, em que "defendemos como manda lei ", tivemos alguns problemas que nos levaram a um desgaste fisico, acima do que era esperado. Desperdiçamos muitas Touches (problemas de introdução/sincronização) e formações ordenadas em que a nossa terceira linha e o nosso medio de formação, não se conseguiram sincronizar da melhor forma, perdendo assim muitas posses de bola, obrigando-nos a defender muito mais de que era suposto.

Na segunda parte o Cascais tentou entrar da melhor forma , mas os nossos atletas, no seguimento de uma primeira parte intensa, começaram a demonstrar algum desgaste físico, o que levou a que o Cascais cometesse mais erros, perdendo o Jogo por 43-3.

Penso que este resultado é demasiado expressivo para o que se passou em campo!

Gostaria de partilhar alguns pontos que me parecem importantes:

1º) Quero dar os parabens a toda a equipa (entenda-se Jogadores e Técnicos), não por este jogo, mas sim pelo trabalho que tem sido feito, dando-nos o enorme prazer de os voltar a ver jogar um rugby a um bom nivel. Para os que não tem assistido aos Jogos, aconselho vivamente a regressarem aos relvados ,"Vale mesmo a pena"!!!

2º) Gostaria de fazer uma chamada de atenção para as nossas Linhas avançadas! Penso que se queremos ser superiores às outras equipas, temos que garantir melhor as nossas posses de bola, e ser mais dinâmicos nos nossos movimentos, especialmente nos rucks (não podemos demorar mais de 2 Segundos). Temos de envolver apenas os homens necessários e estes têm de entrar com mais eficácia. Este ponto é importante: só desta forma, é que conseguimos fazer dois a três movimentos seguidos, permitindo assim desorganizar o nosso adversario, tornando os nossos ataques eficazes.

3º) Quero dar os parabéns ao Sr Paulo Murinello, pela maneira extraordinaria como tem defendido: (é só vira-los do avesso )!!! Penso que é um exemplo a seguir para todos os nossos Jogadores.

Um abraço a Todos e lá estaremos nos proximos Jogos para ver a nossa Camisola Brilhar!!!

Alfredo Mendes de Almeida

domingo, fevereiro 18

O rugby nacional e o seu público!

Cascais Vs CDUL (juniores e juvenis - 2007)

São muitos os blogs de rugby que têm, de diversas formas, falado sobre a generalizada falta de público nos jogos do campeonato nacional de rugby, e até mesmo nós já o fizemos aqui. É de certa forma unânime que o número de espectadores a assistir aos jogos é manifestamente inferior ao desejado por todos aqueles que se encontram envolvidos no desporto, sejam eles jogadores, treinadores, directores ou patrocinadores. Torna-se óbvio que quanto maior for o interesse pelo público em geral no rugby nacional, mais este terá pernas para andar no curto, médio e longo prazo! Assim, e consultando os arquivos de vários blogs, é possivel encontrarem-se várias vezes discussões interessantes sobre acções concretas a serem desenvolvidas pelas diversas partes envolvidas, no que toca a trazer mais público ao estádio.
Com este texto não pretendemos de forma nenhuma constestar, nem sequer justificar afirmações que dão conta do pouco público presente nas bancadas dos vários campos de rugby do país, antes pelo contrário, pretendemos apenas dar conta do excelente ambiente que se tem formado em torno de vários jogos em Cascais, e atenção que não falamos apenas no escalão sénior!

Gostavamos de aproveitar a oportunidade e agradecer a todos aqueles que têm vindo apoiar o Cascais, jogo-a-jogo, em casa e fora de casa! Já por diversas vezes a nossa bancada se tem enchido de público, e se bem que a sua maioria seja "aficionada" também têm estado presentes meros simpatizantes e mesmo alguns outsiders! Feito que está o agradecimento a toda a Familia Cascais que nos tem apoiado da bancada, pedimos "apenas" que assim continuem até ao fim!


Aproveitamos também para pedir que cada vez mais jogadores séniores estejam presentes nos jogos das nossas camadas jovens, pois também eles precisam do nosso apoio! No que diz respeito às camadas jovens, destapamos um pouco a ponta do véu e informamos que brevemente será publicado um texto sobre os juvenis e os juniores, assim como entrevistas a jogadores de ambos os escalões!

Abraço a todos,

CascalheiraRugby!

Juniores e Juvenis - Resultados

Os Juniores e Juvenis jogaram esta tarde em Cascais com o Direito, tendo os Juniores perdido (2 ensaios de diferença) e os Juvenis ganho por 5 - 0. Informações mais detalhadas dos respectivos jogos estarão concerteza disponiveis brevemente no blog dos juvenis e no blog dos juniores.

Entretanto, foram publicadas algumas fotos de jogos dos iniciados, juvenis e juniores, no blog multimédia.

Esta tarde, às 15 horas na Guia

Cascais Vs Direito, em Juniores!

sábado, fevereiro 17

Agronomia Vs Cascais - 7ª Jornada CN Divisão de Honra

Resultado: 43 - 3
Sábado - 17/02/2007 - 15,30 horas

Homem do Jogo: Henrique Mesquita
Melhor Placagem: Muri
Vilão do Jogo: Richard

Pelo Cascais jogaram:

1 - Pedro Leitão (cap.)
2 - Xuxu
3 - Álvaro
4 - Bernardo Marques
5 - Richard
6 - Franco
7 - Muri
8 - Pêpê
9 - Zé Guerra
10 - Maxi
11 - Manuel Arrobas
12 - Henrique Mesquita
13 - Garvão
14 - Bustorff
15 - Bobo

Também jogaram:
Amândio
Faneca
Vasco d'Orey
Badocha
Rui Brilhante

Brevemente a crónica do jogo, da autoria do Alfredo Mendes de Almeida!

No blog multimédia encontram-se algumas fotos do jogo, da autoria do Miguel Carmo.

Os restantes resultados da jornada e a tabela classificativa aqui.

Agronomia Vs Cascais, Esta tarde às 15 e 30 na Tapada da Ajuda!

quinta-feira, fevereiro 15

O pioneiro da blogosfera rugbistica!

Depois de largos meses de inactividade, aquele que foi o pioneiro da blogosfera rugbystica deu sinais de vida! Entrada directa para os links!

ELV - Experimental Law Variations


"The Game at the moment is in pretty good shape, with unprecedented interest, and increased crowds and playing numbers across the world. However there is a major part of the game which still generates confusion among the players, spectators and officials. It is, as we will all agree, the tackle, ruck and, to an extent, the maul areas. With this information in mind the IRB formed a Laws Project Group (LPG) to look at the Laws of the Game in general and these areas in particular." IRB

A IRB constituiu assim um grupo de trabalho com o principal objectivo de manter a essência do jogo, segundo as suas palavras, um desporto para todas as formas e tamanhos, em que seja possível a permanente contestação pela posse de bola: atacar em continuidade, defender e recuperar a posse de bola. Com este propósito, estão a ser estudas e experimentadas algumas alterações às leis do jogo:

1 - A equipa que na posse de bola a coloque dentro da sua área de 22 metros e a chute para fora, dará ao adversário uma touch não no local de saída da bola, mas sim em linha com o local do chuto, desde que não haja uma situação de placagem, ruck ou maul após a introdução da bola nos 22 metros.

2 - A linha de fora de jogo nas melés passará a estar 5 metros atrás dos últimos pés da melé, e não em linha com estes.

3 - Grande parte das sanções passarão a ser penalizadas com pontapé livre.

4 - Deixará de haver um número máximo de jogadores na touch, mantendo-se o número mínimo de 2 jogadores. As equipas deixarão de ter que ter o mesmo número de jogadores na touch, e passará a ser permitido aos lifters agarrarem nos calções dos saltadores, antes do salto.

Para além do referido, haverá mais rigidez na aplicação de regras em situações de placagem/ruck, nomeadamente no que diz respeito à entrada dos jogadores pelo gate, e jogadores no chão a impedirem a saída da bola.

O maul também terá algumas alterações, passando a ser permitido o derrube voluntário deste. Numa situação de bola não jogável no maul, a equipa sem a posse de bola terá direito a um pontapé livre.

Neste momento todas estas leis experimentais encontram-se a ser estudas em algumas competições na Escócia, Nova Zelândia, França, Austrália, Inglaterra e Irlanda, não havendo qualquer tipo de garantia quanto à sua aplicabilidade futura.


Mais informações no Thecnical Bulletin of the IRB, Issue 12.

Cascalheira além fronteiras!

Por falar em Brasil, aproveitamos para enviar um abraço ao Lalo, que parte para lá este sábado. Merecidas "férias" essas que vais tirar do teu irmão! Como te compreendemos... Só achamos é que 6 meses é coisa pouca...

Cascalheira além fronteiras!

Do lado de lá do atlântico chega-nos a história comovente de alguém cujos caminhos sinuosos da vida se encarregaram de o afastar prematuramente do rugby… Foi com alegria que recebemos a noticia que o nosso Amigo António Freitas, emigrado no Brasil, mais propriamente em São Paulo, decidiu aos 29 anos regressar ao rugby! “Foi o blog que me inspirou!” diz ele. E com estas palavras sentimos que também é possível ter alguma responsabilidade social num espaço como este... Não nos interpretem mal, o facto é que não tem preço saber que o António, (em “brasileiro” lê-se [Antouniou]) estará de volta aos relvados. É que se as pernas e os braços arqueados se mantêm iguais, já a camada adiposa na zona abdominal aumentou numa relação directa com a diminuição da sua concentração capilar! Obviamente terão que lhe explicar que “aquilo de agarrar nos calções dos saltadores nas touchs e mandá-los lá para cima” se chama lifting, e não, não é falta! Que por mais que nos custe a todos, o Goose-Step já não é uma finta mortífera! Daqui de Portugal saudamos o teu regresso ao rugby. Agora, prá ponta é que talvez seja complicado…

quarta-feira, fevereiro 14

Lansdowne Road

Como muitos já deverão saber, o mítico estádio de rugby de Lansdowne Road foi encerrado temporariamente para obras, depois de 128 anos de história no mundo do rugby internacional! quem quiser alguma recordação do antigo estádio, pode ir à Irish Rugby Store ou então falar com o João "Lambisgoia" Filipe... É que o miúdo encontra-se na Irlanda, a trabalhar duro na construção civil, em busca de uma vida melhor, que coitadinho ele tava-a-ver-que-cá-em-Portugal-só-ficava-rico-lá-prós-35-anos-e-isso-não-é-nada-bom! Dizem que na verdade ele foi para lá para seguir as pisadas do seu eterno "arqui-rival" António Pinto... Ele nega. Óbvio. (por favor Jonhy, quando regressares de vez, diz que queres marcar um almoço!).

O que interessa é que mandaram o puto para a obra de Lansdowne Road, vergar aço na linha do comboio que passa por baixo da bancada. Assim, se alguém estiver interessado em entrar no mundo do mercado negro, que lhe ligue, pois parece que ele arranja uns souvenirs mais baratos do que os oficiais...

PS: Tem sido comum ficar-se a saber que o visado no presente post, visita com regularidade Portugal às escondidas. Se neste carnaval vieres cá, tenta dizer qualquer coisa ao pessoal!

Abraço de todos, e um muito especial do Zé Guerra!

segunda-feira, fevereiro 12

Enquanto não nos chega a crónica do jogo contra o Benfica...

... ler no coisas do rugby o comentário feito por um espectador, por nós descohecido. Destacamos a completissima análise estatistica do jogo!

domingo, fevereiro 11

Cascais Vs Benfica - 6ª Jornada CN Divisão de Honra

Resultado: 17 - 43
Sábado - 10/02/2007 - 16 horas

Homem do Jogo: Pico
Melhor Placagem: João Ulrich
Vilão do Jogo: Maxi

Pelo Cascais jogaram:

1 - Pedro Leitão (cap.)
2 - Pedro Fonseca
3 - Richard
4 - João Heleno
5 - Bernardo Marques
6 - Manuel Arrobas
7 - Henrique Mesquita
8 - Pêpê
9 - Zé Guerra
10 - Maxi (3+2)
11 - Ulrich
12 - Vasco D'Orey (5)
13 - Rui Brilhante
14 - Garvão
15 - Pico (5+2)

Também jogaram:
Vasco Jonet
Pedro Rey
Bustorff
David
Xuxu
Amândio
Faneca

Brevemente a crónica de jogo.

sábado, fevereiro 10

Para que não fiquem dúvidas...

sexta-feira, fevereiro 9

Nuno Durão, em discurso directo...


Bilhete de Identidade:

Nome: Nuno Manuel Macieira Durão
Alcunha: Não me lembro
Idade: 44
Posição: 10 e 11
Internacionalizações A: 43

O Prato: Arroz de Pato da "Tia Harriet "
O Livro: O Diário de Salazar
O Filme: Apocalipto
A Musica: Beatles

Começaste a jogar rugby com que idade?
14 Anos

Onde?
No Clube do meu coração, o GDS Cascais!

Qual o nome pelo qual és conhecido no rugby?
Durão.

Em que posição é que jogaste?
Em jogos oficiais de rugby de 15, a pilar, nº6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14 e 15.

Qual a posição em que gostaste mais de jogar?
Abertura e Ponta esquerda.

Na tua opinião, quais são as principais características que um abertura/ponta devem ter?
Um abertura é alguém que percebe o estado da equipa, percebe os pontos fracos do adversário e sabe como dosear o jogo de forma a colocar os nossos pontos fortes, em cima dos pontos fracos do adversário. Para fazer isto tem de ter bons pés e uma enorme percepção do filme que tem em frente.
Um ponta não tem tanta responsabilidade, mas tem de estar sempre preparado para finalizar ou iniciar os momentos de ataque.

Qual é a principal qualidade que um jogador deve ter para jogar rugby?
O bonito do Rugby é isso mesmo, tem lugares para todos os feitios e caracteristicas: o mais agressivo (7 e 12), os mouros de trabalho humildes sem “louros” (1,3,4 e 5), os mais ponderados que têm que decidir sobre o seu posicionamento (6,8 e 13), o traquinas sempre activo e disposto a brincadeiras (9), o tecnicista mas bruto (2), aquele que tem decidir sobre pressão (10), aqueles que sabem que o último homem é deles (pontas), aquele que não se incomoda por ser o último e tem coragem de estar a ver um jogo quando de repente veêm todos contra ele (15).
Defini aqui maneiras de ser diferentes, que devem ser ligadas à questão fisica.

Claro que mais fácil é dizer a principal qualidade que um jogador não pode ter! Egoista, Cobarde (não é ter medo) é ser cobarde !!! "Eh pá o gajo não sei o quê... o vento... pisei o atacador da bota ... pensei que o outro ia...", enfim tipico do cobardola que finje e se esconde atrás de desculpas esfarrapadas. Normalmente aparece naquela altura do "...agarrem-me senão eu mato-o!!!", com gestos muito agressivos!!

Qual é a principal qualidade que um jogador deve ter para jogar rugby, no Cascais?
Ser irreverente, nunca ficar contente por seguir as regras, ter sempre mais qualquer coisa que nos surpreende. Ser Amigo do seu amigo e entender que o Rugby é isso mesmo, o prazer de entre Amigos combater com um adversário à hora marcada e depois divertirem-se!!Tive a sorte de conviver com alguém que tinha as principais qualidades e nos deixou no DNA de grupo grande parte do seu código.

O Pedro Jonet foi um jogador, uma pessoa, um Amigo, garra, vontade, alegria, foi alguém que tem de ficar imortalizado nas nossas memórias, pois jogou no Clube, criou um espirito e só uma doença estúpida o levou mais cedo. O Pedro tinha tudo aquilo que um jogador deve ter para jogar no Cascais! Foi ele que nos inventou!!!

O que mais gostas nesta modalidade?
Esta modalidade proporcionou-me os melhores momentos, os melhores Amigos, as melhores viagens, a melhor preparação moral para a vida, o Rugby é um código que é válido no mundo todo!

De que forma é que o rugby afectou a tua personalidade?
O Rugby é uma enorme escola de vida, eu ainda estou a meio e ainda não sei se aquilo que aprendi no Rugby me premeia ou valoriza. Isto é, se o sacrificar-me pelos amigos, pôr as necessidades deles à frente das minhas, se me traz apenas satisfação no meu orgulho pessoal ou se isso nos dá alguma valorização pessoal.Na realidade muitas vezes prejudiquei os meus interesses pessoais em nome de uma instituição, amizade ou espirito de grupo e na realidade não sei se isso foi bom ou mau para mim. Satisfez-me e isso é importante, mas se calhar há quem pense que sou apenas “bimbo” e que não aproveitei!! Veremos no futuro.

Na realidade no Rugby tive de enfrentar desafios muito parecidos com o que vivo no dia a dia, conhecer o adversário, saber quem são os amigos, saber que posso contar com eles. Num jogo não se disfarça, a qualidade humana vem de imediato à “tona”, não pensem que se disfarça!!

Chegaste a receber convites de outros clubes? Alguma vez ponderaste sair do Cascais?
Recebi convites de todo o lado, Portugal, Espanha, França, Inglaterra, alguns com dinheiro, outros com bens. Imaginam a pressão quando era Internacional Junior, estávamos na 2ª Divisão e todos os Clubes e treinadores da Selecção me diziam que tinha de sair! Nunca! Esperei e pude fazer parte de algo extraordinário como foi, e será o Cascais.

O Rugby, o Cascais e a familia fazem parte da minha vida e nunca ponderei afastar-me! Não condeno de todo quem o faça, até deve ser uma excelente oportunidade, mas não combina com a minha maneira de ser! A familia, os amigos, a cor da camisola são mais importantes que tudo o resto.

O que é que te fez ficar?
A sensação de que eu e outros eramos importantes para consolidar um grupo, o que acabou por acontecer. Acho imperdoável que para me satisfazer tenha de gorar as expectativas de amigos, perfiro dedicar-me a permitir o sonho de um grupo. Essa conquista é muito mais saborosa!! A vitória individual não tem comparação com a vitória em grupo, com os amigos!!!

Posso confidenciar-vos que uma vez um jogador jovem de outro clube, com enormes qualidades me disse que queria mudar para o Cascais pois não tinha esperança no seu Clube a curto prazo. Disse-lhe que ponderasse bem, pois embora fosse muito importante para nós e sempre benvindo, há momentos que nos devemos sacrificar pelos outros e ficar bem connosco próprios. Ficou no Direito, foi campeão e é hoje uma das maiores referências do Rugby Português.

Qual o jogo que recordas como sendo o mais especial de toda a tua carreira?
- Getxo (Taça Ibérica) foi dramático, lesão grave do Alex, marquei o último ensaio, festa!!!
- Lisboa Seven’s foi uma alegria imensa, foi uma tremenda conquista internacional.
- Madrid Seven’s entrar para os ¼ de final com equipas como Portugal, Espanha, Itália, Escócia sem 4 dos nossos jogadores selecionáveis e derrotar Portugal na final por “Bué!!!”.

O Sabata partiu a loiça toda com a Itália, o Vasco escavacou o Belém e o Bobo levou o Cascais ao expoente máximo!!

De todos os títulos que conquistaste, qual o que te marcou mais?
Dentro do campo foi talvez quando fui rejeitado pela selecção (Cushing) e ajudei a Lousã, com a ajuda do João Tiago e mano Ricardo, a ganhar a Taça Primavera do Lisboa Seven’s, derrotando a Espanha e equipas de elevadíssimo calibre. Fora do campo, foi receber o prémio de carreira desportiva pela FPR.

Qual foi o momento (ensasio, placagem, etc) que mais te marcou ou gostaste na tua carreira?
O Ensaio à França, pois foi uma placagem e ensaio. Ou uma placagem em Getxo no princípio do jogo e o ensaio no fim.
Mas o mais importante foi um ensaio ao serviço da selecção da FIRA na Namibia, com 50 mil pessoas a assistir, televisão, entrevistas, no meio do Camberabero, Van Heerden, Chabowsky, enfim Franceses, Romenos, Tailandeses, Americanos, Uruguaios, Italianos, foi sem duvida o momento alto da minha carreira, marcar um ensaio num jogo destes!

Qual o jogador adversário que mais respeitaste?
Bernardo Marques Pinto e João Queimado

Qual o melhor jogador que tiveste ao "teu lado" no Cascais?
É muito dificil escolher um pois foram muitos os fantásticos jogadores, mas aqueles com que mais me divertia em campo pela enorme qualidade e espirito foram o Rodrigo Castro Pereira e João Jonet

Tinhas algum tipo de ritual antes dos jogos?
Sempre! Tinha de tomar aspirinas, ou Voltaren, ou vitaminas e depois tinha de esticar sózinho ao pé dos duches, dando pancadas de ombro contra as paredes! Manias!

Qual o treinador que recordas como te tendo marcado mais, e porquê?
João Paulo Bessa. Era esperto, muito bem informado e fundamentalmente sabia gerir uma equipa e os mais e menos protegidos, todo o jogo humano que é necessário gerir num grupo.

Qual o teu jogador internacional e nacional preferido de sempre? E da actualidade?
Waisale Serevi e Campese como internacionais. O Rodrigo, o Alex ou o Rogério, foram jogadores de luxo, com uma capacidade de entreajuda fantástica.

Qual o teu jogador preferido, na actual equipa de seniores do cascais. Porquê?
O Pico! Porque é meu filho, um gajo porreiro e joga "pa caraças!"

Qual o teu jogador preferido dos escalões mais jovens do cascais. Porquê?
O Zeca, defende, ataca, nunca se cansa, está sempre ao dispor dos colegas de equipa vai ser um grande jogador.

Se pudesses escolher um jogador dos actuais planteis da divisão de honra para jogar no Cascais, quem era?
O Manu Teixeira! É um grande Cascaense! Pensou, decidiu, enfrentou as suas decisões sem nunca inventar “bodes expiatórios”. Ou então um estrangeiro, talvez o 15 do Técnico! Isto é ou construo a familia ou importo alguém que faça a diferença! Ficamos por aqui....

Na tua opinião o que é que faz falta ao rugby Nacional?
A inteligência de conseguir colocar os Clubes ao dispor das Escolas. Fazendo uma competição inter-escolas desenvolvidas regionalmente pelos Clubes, interessando os professores, os apoiantes, etc... Para isso é necessário a FPR perceber urgentemente que a qualidade vem do aumento da base e não do esforço de uma elite!!

Achas que se não formos ao Campeonato do Mundo, a modalidade vai cair a pique?
Nem por sombras! É importante para nós os que estamos no meio, mas para a opinião publica, para mais adeptos, mais patrocinadores, mais comunicação, não é de todo relevante! O que é melhor para o Rugby (publico em geral)? Ganhar à Alemanha ou levar um cabaz da Nova Zelândia? Quantas vezes fomos ao campeonato do mundo em esgrima? E...?!!!

Se tivesses que explicar a um extraterrestre o que é um jogo de rugby, como o farias?
Mostrava-lhe o filme Braveheart e explicava-lhe que os postes são os Castelos, que em vez de cada exército ter uma bandeira, tinham de lutar pela posse de apenas 1 e que para se transformar num jogo, tinham que avançar passando a bandeira para trás. Tudo o resto são simples táticas e estratégias...

É verdade que eras conhecido por jogar de fato de treino?
Sempre fui friorento! Mas não te esqueças que nessa fase já tinha quarenta e tal anos...!

Conta-nos lá quem é que inventou a tua finta?
Nunca fui famoso de bola! Na escola enquanto jogavam à bola, eu jogava à apanhada e era sempre escolhido pelos mais velhos já que ninguém me apanhava! Era o meu ponto de honra!

Dizem que alguns jogadores recebiam dinheiro para cair na tua finta, é verdade?
A principio gastei uns cobres! Mas depois de famoso era mais fácil pois vinham desimbestados!!!

Corre o boato que o Pico Durão é mais rápido do que tu e finta melhor, é verdade?
Finta melhor?!! Mais rápido talvez, mas....!

Para quando a organização de um Lisboa Sevens ao nível de um Hong Kong sevens?
Nunca! Ninguém em Portugal tem coragem de começar pela mediania e depois crescer. Querem logo fazer aquilo que não têm dinheiro para fazer!!! Já ninguém se lembra que o Hong Kong começou com equipas de convidados a jogar-se num hipodromo manhoso!!

Disseram-nos que no ano passado no Madrid 7’s foste buscar um palhetas à ponta, é verdade?
Qual? O anão?!!! Parecia muito rápido por causa das perninhas....pequenininhas...!

É verdade que sempre sonhaste ser um jogador como o Sabata?
Sempre! Em pequenos quando brincávamos na Rua e ele me convidava para ir lanchar os lanches que a Tia Ana preparava!! Bons tempos! Grande Sabata! Tenho de mostrar a Cascais a fantástica prestação deste nosso jovem a escavacar a Austrália! Onde é que ele anda agora..???

O teu irmão Ricardo disse-nos que quando é ele a organizar as vossas férias as coisas correm sempre melhor, confirmas?
As minhas organizações são fantásticas, ele está traumatizado porque organizei um passeiozinho de barco em Lagos no Verão com a familia toda Mãe, Pai, crianças e caíu-nos uma tempestade em cima que tivémos de evacuar de urgência a Sofia e os filhos do Vasco, foi um drama!

Imagina esta 1ª Linha: João Jonet; Pêpê e Nuno Durão. Queres comentar? (caso não te lembres, aconteceu em Arcos…)
Foi fantástico, ainda hoje tenho uma “hérnia discal” com essa brincadeira, mas como sempre, se é preciso, lá estamos !!!

Porque é que quando apareces vestido com as roupas do Pico escolhes sempre as mais feias?
Tenho muita dificuldade em inovar! Quando era mais novo no Liceu de S. João, vivia em Carnaxide, o Ricardo saiu mais cedo e eu vesti-me sem supervisão! Calças de “fazenda justas, com uns ténis”!!! Achava que estava bestial, quando cheguei ao Liceu o Ricardo obrigou-me a voltar a casa para mudar...!!!

É verdade que os teus filhos te roubam dinheiro da carteira e que se tu levantas muito a garimpa ainda apanhas?
É pura verdade, o pior é que levam tudo, não sobra nem prá bica! Com o Pico na boa que ele reage bem, o problema é o Francisco,que se se vira a mim vai ser um drama!

O Pedro Rogério continua a dizer que é mais alto que tu. Quem cala consente…?
Tenho uma prova irrefutável. Um dia ofereceu-me um fato dele que lhe estava apertado, mas feito à medida. Tive de deitar as bainhas abaixo porque as calças estavam-me curtas!!!

Qual era afinal a avença mensal que davas ao teu Pai para ele te filmar só a ti?
O meu Pai filmou tudo! Eu é que aparecia mais vezes!

Quem ganha o Campeonato do Mundo de Rugby deste Ano?
A Selecção mais forte é a Nova Zelândia, mas invariávelmente falha na competitividade, por isso se o Wilkinson jogar o meu voto vai para a Inglaterra!

Que prevês para o futuro do rugby do Cascais?
Em 1975 O Sr. Leal (O Fundador) com alguns jovens atletas (Cajó, Gonçalo, Rui Estevens) plantaram no Cascais a modalidade de Rugby, que durante anos a fio dedicaram tempo, paciência e cimentaram uma enorme colectividade.

Anos depois com ajuda do Nicha (O Presidente), conseguimos uma autentica “epopeia” com resultados que todos conhecemos. Nessa altura (1994) já com a minha intervenção sonhámos conseguir que a Camara de Cascais nos proporcionasse um Pavilhão novo, um Estadio de Rugby tudo integrado e iniciámos esse processo, mesmo sabendo que iria exigir de nós pessoalmente e da modalidade inumeras dificuldades.

Foram projectos, discussões, frustrações e enormes vitórias. Prescindimos do “pelado”, fomos expulsos do Hipodromo, fomos expulsos da Quinta da Marinha, voltámos ao “pelado”, inaugurámos o novo campo onde vivemos com muita dificuldade, lama, sem luz, sem cabines, envolvidos 3 anos num estaleiro de obra!!! Espero que todos tenham a sensibilidade para imaginar uma época sem dinheiro, sem luz, sem campo, sem equipamentos, sem dinheiro para autocarros e simultaneamente com jogadores importantes a trocarem o seu Clube por uma carreira a “solo” no Clube da moda, do momento!

Por fim o sonho concretizou-se, conseguimos o Pavilhão, o Campo, as Luzes, o dinheiro! Não morremos na Praia! O Rugby chegou bem e está a renascer! Claro que nada disto se tinha conseguido se um grupo coeso já apelidado de “revolucionários do insucesso”, que no fundo são aqueles jogadores que viveram todas as dificuldades e que permitiram o enorme sucesso que o Rugby terá daqui prá frente, terem estado desde infantis a seniores, pessoas como o João Heleno, Mesquita, Pedro Leitão, Pépes, Martim, Sabata entre outros, que foram treinadores, jogadores, animadores, enfim têm o vosso nome na história deste Clube!

Nada teria tido sentido se esses jogadores tivessem pensado primeiro nas suas carreiras e tivessem abandonado o Clube! Se o tivessem feito, hoje não havia Rugby, tinhamos de voltar a construir tudo do inicio! O Rugby está assegurado! É fundamental que continuem a lutar por esse Cascais! Onde os jogadores são amigos, onde se divertem, onde a vossa opinião conta, onde participam!!!


VIVA O CASCAIS!

Sábado dia 10 de Fevereiro, às 16 horas!

Adoro o Meu Cabelo!

A sondagem do melhor cabelo da Cascalheira chegou ao fim! Contados que estão os 173 votos, passamos a apresentar os 3 primeiros classificados. Assim:

1º - Zé Maria "Tou mesmo contente com o secador que recebi no Natal" Villar Gomes

2º - Álvaro "Espero que me deixem de perguntar porque é que rapo o cabelo" Graça

3º - Pico "Mãe, o pai obrigou o barbeiro a cortar outra vez em forma de bola de rugby" Durão

Aos restantes participantes resta-nos agradecer o fair-play, e não fiquem tristes que no futuro existirão mais oportunidades de mostrarem o vosso valor! Um obrigado especial ao Franco por ter contribuido com 100 votos, dos 173!

E como o prometido é devido, aqui fica o prémio para o nosso vencedor, com o design e patrocinio do Miguel Carmo:

quinta-feira, fevereiro 8

Entrevista nº3 ainda esta semana!



A não perder, ainda esta semana, a entrevista da Cascalheira ao Nuno Durão!


Depois do Pedro Rogério e do Bernardo Marques, começa a ser notório um determinado "alinhamento" entre os entrevistados. Assim é nossa intenção alternar entre antigos jogadores do Cascais e aqueles mais novos que jogam hoje na nossa equipa. Pelo meio haverá tempo para os "mais-ou-menos novos", os "mais-ou-menos velhos", assim como para aquelas promessas que por motivos diversos se viram privados de dar continuidade à sua carreira (o nosso Léndia Viva, por exemplo), ou para aqueles que simplesmente nunca tocaram numa bola de rugby, e consequentemente nos privaram a todos de grande momentos... de diversão, entenda-se (Gongas, Pinto Leite...?)! Com tantas pessoas interessantes para entrevistar, é preciso é ter alguma paciência!

terça-feira, fevereiro 6

Treinos de Veteranos


A pedido do Miguel Carmo, informa-se que os treinos dos Veteranos serão às 5ª Feiras às 20 e 30, a começar já esta semana.


Ps: Avisem o Pedro Rogério e o Nuno Maria, sff...

segunda-feira, fevereiro 5

Aí estão eles...

Caros Bloggers,

Apresentamos as nossas desculpas pelo atraso na apresentação do "set" final dos nossos candidatos ao "Melhor Pêlo". Face ao sucedido, o final da votação inicialmente definido para Quarta-Feira (6 de Fevereiro) passa para Quinta-Feira (7 de Fevereiro)...

Sem mais demora apresentamos desde já os 9 magníficos que vão lutar pelo pódio. Relembro-vos que é fundamental que os vossos votos sejam honestos e que no mínimo tenham um intervalo de 10 minutos (Alvaro e Franco para vocês é 5 minutos)...



Para os mais distraídos gostava de deixar os nomes dos dois wildcards:

João Heleno "Vasco D'Orey afinal somos irmãos..."
Alvaro "Espero que me deixem de perguntar porque é que rapo o cabelo..."


Estão abertas as votações!!!

Actualização de Links: Cascalheira e Cascalheira Multimedia

Colocou-se link para as Escolas de Rugby do Cascais e dos Juniores, que se encontravam em falta!

No que diz respeito ao rugby internacional, existem agora links para o site oficial das 6 Nações e para o site oficial do Campeonato do Mundo de Rugby 2007.

No Cascalheira Multimedia foram actualizados os links para alguns sites e blogs com fotografias e filmes.

GALA DO DESPORTO 2006 - Homenagem aos Atletas do Concelho de Cascais

Pedro Leitão recebe o prémio em representação da equipa de rugby do Cascais, na companhia de atletas de várias modalidades do Dramático.

No passado dia 28 de Janeiro ocorreu no Casino Estoril a Gala do Desporto 2006 com a homenagem a diversos atletas do concelho de Cascais. O Dramático de Cascais teve em destaque em diversas modalidades, nomeadamente no rugby pela vitória do Campeonato Nacional Iª Divisão em 2006 e a consequente subida à Divisão de Honra.

Após o jantar e a entrega dos prémios no Salão Preto e Prata, uns assistiram ao Show Four, enquanto outros foram para as máquinas, mais precisamente para as corridas de cães, onde se fartaram de dar dinheiro ao Casino Martim... O primeiro a dar os seus 20 euros ao Casino Martim foi o Pêpê. Coisa rápida, ai para 10 minutos. Depois seguiram-se os restantes beneméritos. O Casino Martim agradece a vossa generosidade. Foram 150 euros suados esses que o Casino Martim levou para casa...

Juvenis e Juniores: Resultados do Fim-de-Semana

Os nossos parabéns aos Juvenis e aos Juniores do Cascais , que este fim de semana ganharam os seus jogos fora. Assim, os Juvenis foram vencer o Técnico às Olaias ficando o resultado final em 25 - 15 favorável ao Cascais. Mais informações aqui.


Os Juniores deslocaram-se à Lousã, tendo também saido vencedores por 24 pontos contra 6.

Mais uma vez parabéns às duas equipas!

domingo, fevereiro 4

Onde é que andam estas "aves raras"...



Artista: Lenny Kravitz
Album: Mama Said
Música: Stand by my Women


Podem comprar aqui o cd

Aí estão os finalistas...



Apesar de nas regras termos previsto apenas 6 finalistas, atendo ao empate entre Bico "Tas a ver Martim, dos lados tem que tar mais solto!" e Dani "O Abusado Sexualmente desde Pequenino" optamos por abrir mais uma vaga no quadro final.


Acontece no entanto que durante o dia de hoje nos chegou ao mail duas fotos que, sem qualquer dúvida, merecem ser expostas. Estes serão os "tais" wildcards que já tinhamos referido cuja identidade será revelada durante o dia de amanhã...


Aos que ficaram pelo caminho, o nosso obrigado. É com pena que nos despedimos de vocês...lançamo-vos o desafio de algures no futuro, voltarem a envergar esses fantásticos pêlos!


Passamos desde já então a apresentar os nossos finalistas:



Votação dos Cabelos: Periodo de reflexão...

Tal como explicado anteriormente e finda que está a primeira fase da votação para a eleição do melhor pêlo que já passou pela Cascalheira, temos hoje (4 de Fevereiro) o nosso período de reflexão.

Pedimo-vos que limpem a cabeça de todo o rebuliço que houve durante o período de votação dos grupos para que de forma sensata e consciente possam eleger, já a partir de amanhã, o nosso vencedor!

Serão durante o dia de hoje apresentados os candidatos finais!

A Vossa Direcção

sábado, fevereiro 3

Resulados dos Sevens de Wellington

Portugal vence a Escócia por 26 - 24 e arrecada o titulo Shield.

Samoa vence Fiji por 17 - 14 e ganha assim a final da Taça Cup, naquela que é a sua primeira vitória nos IRB Sevens World Series.

Inglaterra vence a França na final da Taça Plate por 21 - 12, e a Argentina ganha a Taça Bowl ao vencer Tonga na final por 12 - 5.

Mais informações aqui.

Reacções de alguns dos intervenientes aos resultados do torneio aqui:

Francisco Martins, Portugal manager
"Day one didn't really go our way but I think we've got a great deal out of today because I think we improved right until the end. Even when we were down in the final we believed that we could win and that shows a great deal about the character of the players."

sexta-feira, fevereiro 2

7's em Wellington, XV em Lisboa

Para acompanhar "por dentro" a nossa selecção no circuito de sevens, nada melhor do que visitar com regularidade o blog do Aguilar. Portugal passa para a Taça Bowl na sequência das duas derrotas que teve (Fiji e França) e da vitória frente aos EUA. O próximo jogo será contra as Cook Islands.

A selecção de XV defronta amanhã a Espanha no EU Lisboa pelas 15 e 30 horas, em jogo a contar para as 6 Nações B.

No torneio das 6 Nações a Itália recebe amanhã a França, enquanto que a Inlgaterra recebe a Escócia. Domingo é a vez de da Irlanda se deslocar ao País de Gales.

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com