sexta-feira, junho 29

O Famoso Passe-Sem-Braços!

Para quem nunca viu, aqui fica o registo fotográfico, com a devida explicação do famoso passe-sem-braços do Franco! Tremendamente mortifero, é normalmente acompanhado de uma finta de cabeça que deixa qualquer adversário baralhado...


Início do Movimento: Depois da finta de cabeça (consiste em mexer a cabeça de um lado para o outro, inumeras vezes, o mais rápido possível - o conhecido "Movimento do Não" - sem mudar de direcção um único milimetro - é aqui que está o truque...) colar os dois cotovelos ao corpo de modo a formar um anglo recto. "Engatilhar" o pulgar do braço externo na bola (é este pormenor que possibilita a rotação inversa da bola) e correr pelo menos 5 metros a olhar para o objectivo... Nesta fase, qualquer possibilidade do movimento ter um réstia de estilo desaparece...


O passe...: Iniciar o movimento de passe com o braço externo (muito importante manter sempre o cotovelo colado ao corpo) e em simultâneo encolher o mais possível o braço interno (como se estivesse a tentar meter o braço dentro da manga do jersey).

Numa fase mais avançada, o atleta deverá tentar dar um salto no momento exacto em que solta a bola dos dedos e efectuar todo o processo sem nunca parar com o "Movimento do Não" ...




Franco, volta rápido sff porque os treinos sem estes momentos não são a mesma coisa... e já agora, uma vez que vais ser operado, achas que não dá para pedir aos gajos para te soltarem um bocadinho esses tendões do ante-braço? Uma revisão à cabeça também não ficava nada mal...

ABRAÇO!

Fim da Época de Sevens - Parabéns Cascais!




Terminou ontem oficialmente a época de sevens 2007/2008, com um treino em que o aquecimento foi um jogo onde alguns seniores se misturaram com a equipa de iniciados do Cascais. Destaque para o Rui Brilhante, que com os seus 29 anos, não deixou de distribuir grandes “mocadas” nos miúdos, protagonizando excelentes roubos de bola e enormes arrancadas!


Esta época o Cascais disputou 4 torneios de sevens, tendo iniciado a sua campanha no torneio internacional de Arcos de Valdevez. Este primeiro torneio, e tal como seria de esperar, revelou um Cascais tímido e pouco confiante, fruto dos pouco treinos realizados e da falta de rodagem em sevens.

Depois de Arcos, partiu-se para Porto de Santa Maria, onde se disputou a 1ª edição de um torneio que certamente irá dar cartas no futuro. Boas equipas e uma organização fora de série. O Cascais ganha o prémio Espírito de Equipa.


O terceiro torneio foi disputado em casa, naquela que foi a 1ª edição do Cascais Sevens. Com três taças em disputa, o Cascais venceu a Taça de Prata, numa final muito bem disputada frente à difícil equipa do CDUL. Boa prestação da equipa do Cascais, que se mostrou desinibida e confiante, e a jogar bom rugby de sete.

Com o Cascais numa notória subida de forma, a época de sevens culminou com uma excelente prestação no torneio internacional de Madrid! Depois de ganhos os 3 jogos do seu grupo, o Cascais acabou por vencer os oitavos e os quartos de final, tendo perdido na meia-final contra a selecção espanhola, ficando assim afastado da final do torneio, ganha pela equipa dos Viator. Resta-nos dar os parabéns a toda a equipa, principalmente à malta mais nova que além de um grande espírito, se entregou de corpo e alma à luta.


Agradecimentos ao rich boy e ao seu VISA, ao Nuno pela paciência (admite, ontem ias explodindo no inicio daquele jogo de futebol…), ao Pêpê por conseguir sempre transformar qualquer possibilidade de uma estadia estadia calma e serena, numa aventura e numa incógnita. Além disso voltaste a sprintar aos 33 anos (*1)! O Caixa d’óculos voltou a levantar bancadas, pelo que já nem devia ser motivo de destaque.

Deixamos um abraço especial ao Franco que se magoou com gravidade no joelho em Madrid. Esperamos uma boa recuperação e que regresses rápido!

Abraço a todos, e principalmente a esses dois senhores aqui de baixo, não fiquem tristes... deixem lá isso que para o ano há mais!


Cascalheira Rugby

quarta-feira, junho 27

É que não foi mesmo avant...

Pedimos aqui desculpas públicas ao Martim pelo "achincalhanço" de ontem no treino. É que depois de vermos com atenção o video seguinte, chegámos à conclusão que aquele passe espectacular feito no jogo de touch de ontem, que nos parecia que foi avant, afinal não foi. Mais uma vez te mostraste um visionário, e apartir de hoje podes fazer passes de 5 metros "para a frente" que nós não marcamos avant. Tendo em conta esta tremenda injustiça, actualizamos o resultado de ontem para:

Equipa Sem Martim, 22 - Equipa Com Martim, 21

Já que estamos numa de pedir desculpas, aceita também as do Ulrich, é que também não tá certo andar a correr daquela maneira e marcar aqueles ensaios todos!

Já agora, o video vale mesmo a pena ver!

Réplica das Camisolas da Selecção

Já à venda nas lojas QuebraMar, ou na loja online.

domingo, junho 24

O prometido é devido...

Estão já disponíveis todas as fotografias do 1º Cascais 7's 2007 nos seguintes links..

Album 1
Album 2
Album 3

Brevemente iremos publicar as fotografias dos restantes torneios em que o Cascais participou nesta época de sevens!

Cascalheira Rugby

sexta-feira, junho 22

Madrid Sevens 2007

O Cascais participou no passado fim de semana no 17º Torneio Internacional de Sevens de Madrid, tendo alcançado as meias-finais do torneio, onde perdeu contra a selecção espanhola. Foi um bom torneio, o realizado pela equipa, que aliava um misto de juventude (18 a 22 anos), com veterania (29 a 32 anos), e muita veterania (45 anos)!

O torneio ficou apenas marcado negativamente pela lesão do Franco no joelho. Depois de uma placagem "monstra", e na recuperação de bola que se seguiu, é placado por trás, tendo torcido o joelho. Desejamos as tuas rápidas melhoras, para que na próxima época lá estejas em grande forma!


Mais fotos do torneio aqui.

Noticia publicada no jornal O Jogo:

"A representação portuguesa no torneio de sevens da capital espanhola, Madrid, a cargo de Cascais, Direito e Técnico, só encontrou adversários à altura na Selecção Nacional do país vizinho e nos Viator, um “sete” de convites constituído por jogadores de várias origens.Após uma fase de grupos em que as formações lusas dominaram e onde Nuno Durão (Cascais) brilhou, apesar dos 45 anos, “advogados” e cascaenses tombariam na meia-final, os primeiros ante o Viator (38-7) e o conjunto da Linha frente à selecção espanhola (20-0).Na prova ganha pelo Viator (12-5 na final), Cascais e Direito ficaram nas posições seguintes e os “engenheiros” quedaram-se pela oitava posição da geral. "

terça-feira, junho 12

Cascalheira em entrevista por Luis Sá


Na sequência das entrevistas que o Luis Sá do Coisas de Rugby tem vindo a promover junto dos blogs relacionados com o mundo do rugby, encontra-se já publicada no seu blog a nossa entrevista.


Aproveitamos para expressar o nosso agradecimento ao Luis!

Fotos do Cascais Sevens

As fotos referentes ao 1º CASCAIS SEVENS 2007 que foram inicialmente colocadas aqui no blog, encontram-se agora publicadas no Blog Multimédia. Pelo facto de serem bastantes, e de serem algo pesadas, estas tem que ser redimensionadas, pelo que pedimos paciência pela demora na colocação de todas as fotos.

Até ao momento encontram-se publicadas:

Parte 1
Parte 2

segunda-feira, junho 11

Sevens de Cascais no jornal O Jogo

Agronomia forte em Cascais
J.R.
A primeira edição do Cascais Sevens foi amplamente dominada pela equipa de Agronomia. Depois de ter vencido o Arcos Sevens, a formação da Tapada voltou a ser mais forte, desta vez impondo-se na final ao Direito por um concludente 26-0, arrecadando assim a taça Cascais. Já a segunda taça – Plate – ficou em “casa”, com o Dramático a bater o CDUL por 33-7, enquanto a taça Bowl foi para Évora, com os alentejanos a vencerem o Belas por 26-14. Numa tarde dedicada a esta espectacular variante, a formação da casa ainda apresentou um “sete” com alguns dos veteranos que fizeram os anos de ouro do Cascais (conquista de seis títulos nacionais) e que mostraram que quem sabe nunca esquece. Foi o caso dos irmãos Durão (Nuno e Vasco); Vilar Gomes (José e Nuno), Pedro Rogério e João Jonet. (
Sábado, 9 de Junho).

Cascais lança torneio de sevens
J.R.
Os torneios da variante reduzida de sete estão de volta. Depois de um período em que praticamente desapareceram, a espectacular variante está a ressurgir e com alguma qualidade. Hoje é a vez de o Dramático de Cascais lançar o seu torneio que, segundo os organizadores, deverá servir de lançamento a um torneio de cariz internacional, para o qual já existem contactos com formações espanholas, embora outras estejam a ser trabalhadas. No campo da Guia, a partir das 13h30 e durante sete horas, os sevens ganham vida com 10 equipas - Agronomia e Belas, ambas com seniores e sub-20, Direito, CDUL, Cascais, Oeiras, Évora e ainda um "sete" constituído por jogadores que fizeram os anos de ouro do Cascais na década de 90. Mas nem só da variante reduzida vai ser preenchida a tarde dedicada ao râguebi. Pelo meio está agendado um jogo entre os veteranos do clube organizador e uma equipa de convidados de equipas da região de Lisboa. Sem prémios pecuniários - como aconteceu no Arcos Sevens -, os homens da Linha têm três taças em disputa e ainda um prémio ao melhor jogador do torneio (um fim-de-semana num hotel de Sintra). A arbitragem será da responsabilidade de João Mourinha, Rohan Hoffman e Pedro Murinello. A tradição da modalidade mantém-se e, depois da competição, há a terceira parte.
(Quinta Feira, 7 de Junho).

sábado, junho 9

1º CASCAIS SEVENS 2007

Realizou-se quinta-feira passada o 1º CASCAIS SEVENS 2007, tendo a equipa da Agronomia vencido esta primeira edição do torneio, batendo o Direito na final e conquistando assim a Taça Cascais.

A segunda taça, Taça Plate, foi ganha pelo próprio Cascais, numa final bem disputada frente ao CDUL, com um grande jogo do Faneca "Panqueca"! Por fim o Évora, constituido por um "sortido" de jogadores alentejanos, bate o Belas na final da Taça Bowl!

TAÇA CASCAIS

Vencedor: Agronomia
Finalista: Direito


TAÇA PLATE

Vencedor: Cascais
Finalista: CDUL


TAÇA BOWL

Vencedor: Évora
Finaslista: Belas A

O jogador Macau da Agronomia foi eleito o Melhor Jogador do Torneio, ganhando assim um voucher para duas pessoas e duas noites no Hotel Pestana Sintra Golf Resort Spa 4* Superior, oferta da MOVESPORTS! Agradecemos a gentileza da MOVESPORTS, e damos os nossos parabéns ao Macau!

Para além dos vencedores e finalistas, destacamos ainda o exelente espirito da equipa do Évora, que além do mais se revelou, desportivamente, uma surpresa para todos (O Nicha adoptou esta equipa como sendo a sua de eleição!).

Da mesma forma foi um prazer rever jogadores como as parelhas de irmãos Villar Gomes (Zé e Nuno), e Durões (Nuno e Vasco), acompanhados pelo Pedro Rogério e João Jonet a espalharem magia no campo de rugby! Grandes exibições!


Quanto à equipa de arbitragem, podemos apenas de dizer que estiveram no seu melhor. No nosso entender, e não só, foram a grande mais valia do Torneio, conjugando competência e boa disposição! Muito obrigado aos três!

Para além dos agradecimentos óbvios, gostariamos de destacar o execelente trabalho do Badoxa, não só, mas principalmente na grelha; do Cajó e do Vasco na "barraca" das bebidas; do Zé Guerra que foi incansável na mesa da organização (teve direito a um intervalo de 10 minutos o dia todo); dos miudos que fizeram de fiscais de linha que além do mais ainda apanhavam todas as bolas, tudo às "ordens" do Pêpê, que diga-se de passagem esteve irrepreensivel nas suas funções; do Rui Brilhante além de fornecedor de equipamento, foi um grande "fachineiro" e o lider na montagem dos postes em... 5 minutos; do Carvalho, do Vasco Jonet, do Fred Vasconcelos que mostrou os seus dotes de hotelaria na distribuição do jantar, e de muitos outros!


Muito obrigado a todos, e para o ano cá vos esperamos!

A Gala de Fim de Época do Cascais

Tal como anunciado, na passada quarta-feira ao final da tarde realizou-se a gala de fim de época do Cascais. Num óptimo ambiente juntaram-se várias gerações de jogadores, dirigentes e apoiantes do Cascais. Num espaço ao nível dos convidados, o Museu Condes de Castro de Guimarães serviu de palco a um fim de tarde na melhor das companhias!

Depois dos tradicionais "comes&bebes", deu-se inicio ao alinhamento estabelecido para a gala, com a distribuição das medalhas aos melhores jogadores dos escalões de formação do Cascais. A todos eles os nossos parabéns!

Para a equipa sénior foram estabelecidos três prémios: Jogador Revelação, Jogador Jovem do Ano e Melhor Jogador. O primeiro foi para o Richard, o nosso galês caido dos céus... o segundo para o Franco, tendo o terceiro, e admitamos, o mais apetecido, ficado com o Henrique. Parabéns ao três, pois ficaram em boas mãos!

O momento seguinte foi talvez o mais emotivo, e despertou em muitos (em nós com toda a certeza) algumas emoções acompanhadas de nostalgia. Foi bonito ver e rever muitas das caras que criaram o rugby do Cascais, e que ao longo de tantos anos espalharam magia por todos os campos de rugby por onde passavam.

Estiveram ali reunidos sem dúvida alguns dos maiores jogadores que o nosso rugby já viu, numa mais que merecida homenagem à sua dedicação, desempenho e amor ao rugby do Cascais. Nunca se esqueçam que para nós, muitos de vocês foram os nossos heróis de infância!

Depois da divulgação das várias equipas técnicas para a próxima época, houve ainda tempo para a apresentação de alguns projectos relacionados com o apoio ao rugby do Cascais.

Em forma de balanço, e com a maior sinceridade possivel, foi um verdadeiro prazer estar na companhia de todos vocês! Esteve reunida grande parte da familia Cascais, que esperemos que cada vez mais se una e apareça naquela que no fundo é a vossa segunda casa! Obrigado pela vossa presença, e também pelas vossas contribuições!

Foram muitos aqueles que contribuiram para o sucesso desta gala, pelo que gostariamos de agradecer a todos os que de alguma forma nos ajudaram na organização deste evento.

Aproveitamos para agradecer em particular à direcção e à Câmara Municipal de Cascais por ter fornecido os recursos necessários e imprescindiveis à realização desta gala. Cientes dos muitos agradecimentos a fazer, não gostariamos de deixar de referir a importante colaboração do "Pata" como fotógrafo oficial da gala, e à sua namorada Constança que juntamente com a namorada do Franco, Carolina, nos ajudaram no levantamento dos dados pessoais de todos os presentes.

Ficou talvez em falta a organização de um jantar com todos os presentes, pelo que no próximo ano esperamos colmatar esta falha!


Um Abraço a todos,

Henrique Mesquita
João Heleno
Pedro Leitão
Pêpê

sexta-feira, junho 8

O Rescaldo!

Os últimos dois dias foram dias de festa e convivio entre a familia do rugby do Cascais, assim como com grande parte da comunidade rugbistica portuguesa. No fim da tarde de quarta-feira realizou-se a gala de encerramento de época do Cascais, onde estiveram presentes grandes nomes ilutres do rugby do nosso clube. Ontem, quinta-feira, decorreu o 1º CASCAIS SEVENS 2007, num ambiente onde reinou o desportivismo e cordialidade. Brevemente publicaremos fotos e crónicas sobre cada um dos eventos, restando-nos por agora agradecer a todos os que contribuiram com o seu empenho e dedicação para a sua concretização!

Resultados do 1º CASCAIS SEVENS 2007 aqui.

quinta-feira, junho 7

A S2Rent associa-se ao 1º Cascais 7's 2007...

É com prazer que informamos que amanhã serão sorteados dois vauchers para um dia com um Smart da S2Rent! Durante o torneio será comunicado como podem ganhar este prémio...





quarta-feira, junho 6

A MegaPet associa-se ao 1º Cascais 7's 2007..

terça-feira, junho 5

Confirmados novos apoios ao 1º CASCAIS SEVENS 2007




Gala Rugby do Cascais, é já amanhã!!!

É já amanhã, a partir das 18 e 30 horas a gala de fim de época do rugby do Cascais, no Museu Condes de Castro Guimarães. Esperamos muita gente, num excelente fim de tarde em óptima companhia e num espaço à altura de todos os convidados. Lembramos que a presença na gala é de contribuição livre.



Até amanhã!

A entrada para o museu é feita através do parque, ao lado do acesso à Marina de Cascais. Aconselha-se a que se estacione os carros antes da ponte (em frente ao Coconuts), ou no próprio parque de estacionamento da marina, uma vez que não é permitida a circulação automóvel no interior do parque que dá acesso ao museu.

Blog Coisas de Rugby - Entrevistas


O Blog Coisas de Rugby, da autoria de Luis Sá, que se caracterizou na passada época pela compilação exaustiva de dados estatisticos de grande parte dos jogos de rugby (e não só de séniores...), dá inicio a uma série de entrevistas aos autores dos blog dedicados ao rugby nacional.

Esta é mais uma excelente iniciativa, do Luis Sá! Por enquanto sugere-se a leitura da entrevista ao Miguel Rodrigues do blog do CDUL!

Torneio de Veteranos da Agronomia!

(Foto retirada do blog do CDUL)


O Cascais participou este passado fim de semana no torneio de rugby para veteranos realizado na Tapada, pela equipa da Agronomia.


A foto reportagem pode ser vista no Blog do CDUL!

segunda-feira, junho 4

Prémio Melhor Jogador do Torneio tem o apoio da MOVESPORTS e do Grupo Pestana Hoteis!



A empresa MOVESPORTS em parceria com o Grupo Pestana Hoteis, associa-se ao 1º CASCAIS SEVENS 2007, patrocinando directamente o prémio para o melhor jogador do Torneio.


Assim, a MOVESPORTS oferecerá um voucher de duas noites, para duas pessoas no Hotel Pestana Sintra Golf Resort Spa 4* Superior, ao Melhor Jogador do Torneio!

sexta-feira, junho 1

Equipas Inscritas no 1º CASCAIS SEVENS 2007

Já agora, aproveitem a anestesia e façam uma revisão ao cérebro do rapaz...

Este grande "Frito" viajou ontem para a Argentina onde será operado ao ombro, enquanto goza as suas férias a encher o bandulho com a melhor carne brasileira!

Que corra tudo bem, recuperes rápido, que depois do verão cá te esperamos!

Grande abraço, "Burro"!

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com