terça-feira, abril 10

Crónicas de um adepto de bancada, por "Manu" Teixeira...


CDUL Vs Cascais (Guia, dia 6 de Abril de 2007)

Foi concerteza uma bela tarde de rugby aquela que se viveu na santa sexta feira, onde Cascais e CDUL se defrontaram no sintético de ultima geração (daqueles que não queima, e quem disser o contrário é porque é um grande mentiroso). Do lado do Cascais de salientar a ausencia do João Heleno cujo arcaboiço bem falta fez, sobretudo nas melées, enquanto o CDUL alinhou sem os 3 jogadores que estavam do outro lado do mundo ao serviço da seleção de "seven-a-side", apresentando um interessante misto veterania/juventude que deixou boas indicações aos muitos espectadores que acorreram ao "caldeirão" da guia, e concerteza tambem à sua jovem dupla de treinadores, que parecem ter elevado o moral desta equipa que, lembre-se, já passou por momentos delicados ao longo deste campeonato.

Começaram melhor os azuis que fazendo bom uso do forte vento que se fazia sentir, cedo chegaram à vantagem através de uma penalidade convertida pelo seu jovem médio de abertura. De facto, a primeira parte mostrou um CDUL muito sólido nas formações ordenadas (com destaque para a chaimite neozelandeza, e para o veterano Sommer Ribeiro) e nos alinhamentos onde um Duarte figueiredo em grande forma não deu grandes hipóteses de contestação aos saltadores do Cascais. O primeiro ensaio do CDUL nasce precisamente duma melée perto da area de validação dos verdes, tendo mais uma vez o 10 do CDUL como protagonista, já que uma defesa demasiado deslizante por parte do Cascais permitiu-lhe penetrar sem dificuldade e soltar a bola para o apoio de um dos centros que marcou sem dificuldade. O CDUL continuou a dominar as operações através do seu médio de abertura, que apesar de ajudado pelo vento, teve muito bem no jogo ao pé, encostando sempre a equipa do Cascais à sua area de ensaio, tendo sido sem surpresa que a equipa azul conseguiu marcar mais 2 ensaios durante os primeiros 40 minutos, um após uma recuperação de bola de Sommer Ribeiro nas alturas, outro depois de uma melée a 5 metros, onde o numero 8 do CDUL conseguiu sair como quis, sem que a defesa do Cascais tenha conseguido defender como se impunha, "às canelas", permitindo um ensaio que concerteza nem o próprio estaria à espera de marcar.
Ainda antes do intervalo, António Pinto, num tipico ensaio à "mad dog" onde correu mais de 50 metros com a bola na mão após um erro das linhas atrasadasdo CDUL , pôs os cascaenses com esperanças de que a equipa pudésse reagir na2ª parte, onde teria o vento pelas costas...

A 2ª parte trouxe um Cascais mais agressivo, e consciente de que teria defazer algo mais se quisésse chegar à vitória. No entanto, poucas foram as vezes que os homens de verde aproveitaram o vento para se instalarem no meio campo do CDUL , tendo antes optado por jogadas à mão, que a aguerrida defesa do CDUL ia anulando com boas placagens. Por outro lado, faltou em minha opinião, velocidade nas linhas atrasadas do Cascais que muitas vezes recebiam as bolas parados facilitando o trabalho aos centros do CDUL, e tornando as jogadas de ataque demasiado previsiveis para quem precisava desesperadamente de pontos. Penso que se deu pouco uso aos pontas no ataque, e que embora o pack do Cascais estivésse desfalcado de peso, o Bobo poderia teria sido mais útil nas linhas atrasadas, onde dando o corpo ao manifesto poderia ter feito mossa na defesa do CDUL . Assim não aconteceu, e numa altura em que até era o Cascais que estava com mais tempo de posse de bola, o CDUL aproveitou e bem um erro de um jogador dos verdes, numa bola chutada para as costas da defesa, tendo chegado ao ensaio que em minha opinião matou o jogo, já que a partir dai os azuis sentiram que o resultado já não lhes fugiria tendo os seus treinadores aproveitado para rodar mais uns quantos jovens e fazer descansar outros que concerteza serão bastanteimportantes para as duras 3 batalhas que se avizinham...

Em resumo, uma agradável tarde de rugby onde o CDUL , claramente mais motivado que o Cascais, mostrou que vai lutar com unhas e dentes por um lugar nos 4 primeiros. Quanto ao Cascais, penso que podia claramente ter feito mais, e ter explorado mais os pontos fracos desta equipa azul, nomeadamente alguma inexperiencia do 3 de trás do CDUL que teve uma tarde bastante descansada(!). Em minha opinião a equipa deu mostras de estar perfeitamente consciente da importancia relativa que este jogo tinha, já que o CDUL tinha muito mais a perder que o Cascais, cuja cabeça já parece estar claramente nos decisivos jogos da "final four" de descida, onde aí sim, tenho a certeza que esta equipa se vai unir em torno do grande objectivo delineado para esta época. Realce ainda para as bancadas muito bem compostas, e para o trabalho do jovem arbitro que cometendo um ou outro erro, não teve a minima influencia no resultado final

FORTE ABRAÇO,

Manu Teixeira

33 Comments:

At 4:26 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Malta vamos lá a trabalhar um bocadinho melhor estas "Crónicas de Bancada". Começamos tão bem e agora... comparem esta com por exemplo a da primeira jornada e vejam a diferença gritante!

 
At 4:59 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O comentário anterior tem Picolo Martunis escrito por todo o lado...

 
At 5:19 da tarde, Anonymous Anónimo said...

gostei bastante da crónica. realista sem duvida

 
At 5:38 da tarde, Anonymous Anónimo said...

eu gostei da pose de betinho do manu na foto...

 
At 5:44 da tarde, Anonymous Anónimo said...

se a crónica não foi melhor foi pq eu quando fui ver o jogo não fazia ideia q a ía fazer, pelo q n me pude socorrer de qq meio q não a minha memória.
Desculpa lá Rui Cartaxana para a próxima sai melhor

 
At 5:58 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Esclareçam por obséquio os senhores bloggers se a foto em causa foi enviada pelo Teixeira, ou se foi da vossa lavra!

 
At 6:38 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Picolo Martunis,

Jamais assinou anonimo neste blogo...

Dou sempre a cara, Abraço,

Picolo Martunis

 
At 12:24 da manhã, Anonymous Anónimo said...

ahhaah rui cartaxa ta lindo ahahha ganda manu

 
At 8:11 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Alguém me pode só confirmar se esta foto foi a que saíu no catálogo da cenoura em 1999?

 
At 10:37 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Por acaso até acho que o Teixueira esteve mta bem. Granda crónica, num granda blog.

Cassi

 
At 10:39 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Quem é o roto da foto?

 
At 10:42 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Ahhh Teixeira claro, boa t-shirt "gay parade", grande roto!

 
At 1:13 da tarde, Anonymous Anónimo said...

uma belissima analise dos acontecimentos....mtos parabens manel
apenas peca , por não fazer referencia a um espectador , de seu nome javali , que espalhou beleza e glamour pelas bancadas e no final do jogo no bar do badocha

 
At 6:40 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Muito boa cronica esta. Parabéns aos bloggers que decidiram escolher alguém que escreve bem e aos mesmo tempo percebe muito de rugby, ao crontrário das primeiras cronicas. Ainda ninguém percebeu como é que o senhor PL teve a honra de inaugurar este espaço do blog, mas enfim... A culpa não é dele mas daqueles que lhe deram a oportunidade, a qual foi má aproveitada.
Parabéns Manuel, grande análise ao jogo.

 
At 7:06 da tarde, Anonymous Anónimo said...

eu ía jurar q o pain killer é um dos gemeos coelho,akeles da voz de gaja.
Se tiver errado peço desculpa e retiro o q disse sobre as vozes

 
At 7:15 da tarde, Anonymous Anónimo said...

concordo co socrates já q esse pseudo intelectual nunca mais foi visto pós lados do caldeirão, ou terá sido promessa da queresma??

 
At 7:15 da tarde, Anonymous Anónimo said...

concordo co socrates já q esse pseudo intelectual nunca mais foi visto pós lados do caldeirão, ou terá sido promessa da queresma??

 
At 11:39 da manhã, Anonymous Anónimo said...

PL = GENERO RIDICULO

 
At 1:13 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Não percebo como ainda não convidaram essa enciclopédia de rugby a quem chamam de lêndia viva...Além de ser uma autoridade em rugby, tem pilhas de graça!!

 
At 2:26 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Aos camaradas,

Eng. Sócrates, quanta ressábia vai nessa cabeça, parece que tás a precisar de um "novo" canudo.

"The Rock" fazias me essa gentileza de enfiar um canudo pelo cu acima do Eng. sócrates.

Obrigado

 
At 2:38 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Tava a ver que isto não animava...

 
At 2:51 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Lendia Viva não passa de um pseudo atleta que já correu tudo o que é desporto sem nunca ter tido sucesso!

Parece que é campeão de "bilhar de bolso"...mas também treina aí umas 10 vezes por dia...

 
At 3:08 da tarde, Anonymous Anónimo said...

se kem fez o primeiro comentario deste post é o autor da primeira crónica feita neste blogue´só significa q este individuo merece todos os apelidos q lhe estão a pôr já q comparar pseudo intelectualidade barata com anos e anos de experiencia rugbistica é realmente um caso de uma estupidez gritante...
e não tou a bajular o teixeira de barato note se, apenas não admito é q se compare o incomparável...

 
At 3:31 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Professor,mais respeito pelo lendia, se ha coisa que ele sempre foi é humilde e ciente das suas capacidades, ao contrario de certos jogadores que se "auto-vedetam" e que preferem "estilo" a jogar minimamente rugby.

Ex-companheiro de equipa do Lendia

 
At 4:16 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ninguém chama atenção ao "Professor"! Calma ou então também tu poderás ser alvo da ira do "Professor"...

 
At 5:08 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ja que nao tem "ira" em campo ao menos tem no blog, nem tudo ta perdido meu grande paneleiro

 
At 5:39 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Respeito-te pela postura que tens tido mas não tentes levantar uma rocha mais pesada que tu...

 
At 5:56 da tarde, Anonymous Anónimo said...

È isso mesmo que pareces em campo UMA ROCHA!!!

 
At 6:20 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O NPL é um genero insuportavel....
Mas FDS parem de lhe dar a honra de a cronica do gajo ser falada e discutida seis meses depois da sua publicação!
Isso so torna o genero ainda mais insuportavel!
Muitos parabens Manel. Grande Cronica.

 
At 6:30 da tarde, Anonymous Anónimo said...

È impressionante como toda a gente ja tem medo de dar a cara neste blog, por essas e por outras é que isto se vai abaixo!

Ass: Nao dou a cara

 
At 6:57 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Baza que isto não é para badurzos!

 
At 7:01 da tarde, Anonymous Anónimo said...

rugby? será que estao a falar de rugbyyyy? ah nao... devo ter-me enganado no blog!

 
At 11:34 da tarde, Anonymous Anónimo said...

este professor é impagável...

 

Enviar um comentário

<< Home

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com