quinta-feira, fevereiro 15

ELV - Experimental Law Variations


"The Game at the moment is in pretty good shape, with unprecedented interest, and increased crowds and playing numbers across the world. However there is a major part of the game which still generates confusion among the players, spectators and officials. It is, as we will all agree, the tackle, ruck and, to an extent, the maul areas. With this information in mind the IRB formed a Laws Project Group (LPG) to look at the Laws of the Game in general and these areas in particular." IRB

A IRB constituiu assim um grupo de trabalho com o principal objectivo de manter a essência do jogo, segundo as suas palavras, um desporto para todas as formas e tamanhos, em que seja possível a permanente contestação pela posse de bola: atacar em continuidade, defender e recuperar a posse de bola. Com este propósito, estão a ser estudas e experimentadas algumas alterações às leis do jogo:

1 - A equipa que na posse de bola a coloque dentro da sua área de 22 metros e a chute para fora, dará ao adversário uma touch não no local de saída da bola, mas sim em linha com o local do chuto, desde que não haja uma situação de placagem, ruck ou maul após a introdução da bola nos 22 metros.

2 - A linha de fora de jogo nas melés passará a estar 5 metros atrás dos últimos pés da melé, e não em linha com estes.

3 - Grande parte das sanções passarão a ser penalizadas com pontapé livre.

4 - Deixará de haver um número máximo de jogadores na touch, mantendo-se o número mínimo de 2 jogadores. As equipas deixarão de ter que ter o mesmo número de jogadores na touch, e passará a ser permitido aos lifters agarrarem nos calções dos saltadores, antes do salto.

Para além do referido, haverá mais rigidez na aplicação de regras em situações de placagem/ruck, nomeadamente no que diz respeito à entrada dos jogadores pelo gate, e jogadores no chão a impedirem a saída da bola.

O maul também terá algumas alterações, passando a ser permitido o derrube voluntário deste. Numa situação de bola não jogável no maul, a equipa sem a posse de bola terá direito a um pontapé livre.

Neste momento todas estas leis experimentais encontram-se a ser estudas em algumas competições na Escócia, Nova Zelândia, França, Austrália, Inglaterra e Irlanda, não havendo qualquer tipo de garantia quanto à sua aplicabilidade futura.


Mais informações no Thecnical Bulletin of the IRB, Issue 12.

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com