ELV - Experimental Law Variations

A IRB constituiu assim um grupo de trabalho com o principal objectivo de manter a essência do jogo, segundo as suas palavras, um desporto para todas as formas e tamanhos, em que seja possível a permanente contestação pela posse de bola: atacar em continuidade, defender e recuperar a posse de bola. Com este propósito, estão a ser estudas e experimentadas algumas alterações às leis do jogo:
1 - A equipa que na posse de bola a coloque dentro da sua área de 22 metros e a chute para fora, dará ao adversário uma touch não no local de saída da bola, mas sim em linha com o local do chuto, desde que não haja uma situação de placagem, ruck ou maul após a introdução da bola nos 22 metros.
2 - A linha de fora de jogo nas melés passará a estar 5 metros atrás dos últimos pés da melé, e não em linha com estes.
3 - Grande parte das sanções passarão a ser penalizadas com pontapé livre.
4 - Deixará de haver um número máximo de jogadores na touch, mantendo-se o número mínimo de 2 jogadores. As equipas deixarão de ter que ter o mesmo número de jogadores na touch, e passará a ser permitido aos lifters agarrarem nos calções dos saltadores, antes do salto.
Para além do referido, haverá mais rigidez na aplicação de regras em situações de placagem/ruck, nomeadamente no que diz respeito à entrada dos jogadores pelo gate, e jogadores no chão a impedirem a saída da bola.
O maul também terá algumas alterações, passando a ser permitido o derrube voluntário deste. Numa situação de bola não jogável no maul, a equipa sem a posse de bola terá direito a um pontapé livre.
Neste momento todas estas leis experimentais encontram-se a ser estudas em algumas competições na Escócia, Nova Zelândia, França, Austrália, Inglaterra e Irlanda, não havendo qualquer tipo de garantia quanto à sua aplicabilidade futura.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home